Luthier britânico constrói guitarra com palitos de fósforo

A Matchstick Strat começou a ser feita em 1998
Guitarra feita de palitos de fósforo

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Dean Fraser, luthier britânico com mais de 20 anos de experiência, construiu uma guitarra com palitos de fósforo. Proprietário da empresa Fraser Guitars, Dean iniciou o projeto em 1998 enquanto servia as forças armadas.

“Começou como uma brincadeira entre os colegas soldados. Eles riam enquanto eu coletava aleatoriamente os palitos de fósforo que seriam descartados. Tornou-se um desafio, mas não finalizei na época”.

O projeto ficou arquivado até 2014. “Passei a trabalhar nele novamente depois de ter sido medicamente aposentado. Eu estava muito doente no momento do meu desligamento e não conseguia fazer guitarras da maneira convencional. Construir essa guitarra com palitos de fósforo foi terapêutico para mim”, conta Dean.

Leia também: Guitarras de bambu podem ser alternativa para o futuro

A guitarra com palitos de fósforo

Batizada de Matchstick Strat, a guitarra é um tributo às Fenders clássicas de 1954. O instrumento conta com cerca de 40 mil palitos de fósforo em sua composição e levou o equivalente a três anos de dedicação para ficar pronto.

“Foi um trabalho de amor. Nunca tive muita pressa para finalizar o instrumento”, revela Dean.

A cola utilizada foi muito importante para o sucesso da guitarra com palitos de fósforo. “Eles são mantidos juntos por cola de madeira de resina em pó Cascamite. Esse material é geralmente usado na construção de embarcações, e foi escolhido por sua grande capacidade de unir madeira”, afirma Dean.

Em seguida, confira um vídeo sobre a Matchstick Strat:

Sobre Dean Fraser

A paixão pela construção de instrumentos surgiu da necessidade. Dean fez a primeira guitarra aos 14 anos, pois não podia pagar o preço de uma Fender. “Eu queria mostrar que lindas obras de arte podiam ser feitas de materiais e métodos não tradicionais”, revela o britânico.

Hoje à frente da empresa Fraser Guitars, ele já construiu mais de 100 instrumentos. “Agora que Matchstick Strat foi concluída, planejo começar a trabalhar em um tributo à Telecaster de 1952, também com palitos de fósforo”, diz Dean.

Quer saber mais? Então veja os instrumentos de Dean Fraser AQUI.

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp