John Mayer segurando uma guitarra PRS

Quando John Mayer e o construtor de guitarras Paul Reed Smith revelaram o novo modelo PRS Silver Sky em março, a internet explodiu em opiniões diversas. Enquanto muitos guitarristas se mostraram empolgados com a criação, outros criticaram fortemente o novo instrumento signature de Mayer.

“Por que vocês praticamente clonaram uma Strato quando a PRS é justamente conhecida por não copiar outras empresas? Estou desapontado”, escreveu Yali Guttman, por exemplo.

“Me sinto muito estranho ao olhar esse headstock em um corpo de Strato”, disse o usuário rlvryu.

Posição de John Mayer

O artista, que notadamente gosta do papel de provocador, se divertiu com o tumulto – mas não ficou surpreso.

“Tradicionalmente, o mundo da guitarra não abraçou ou tolerou a evolução tão bem”, diz ele com uma risada seca e compreensiva. “A resposta inicial ao modelo Silver Sky foi bastante negativa porque as pessoas tendem a resistir a qualquer coisa nova. No entanto, sendo um alvo de mídia social, tenho experiência que me permite realmente entender a mecânica da desaprovação. Estou perfeitamente sintonizado para suportar esse período de atrito”, afirma.

“A verdade é que eu não acho que os guitarristas estão realmente dizendo que não gostam do instrumento. Eles estão apenas reagindo. O que a maioria das pessoas está perguntando é: ‘O que é isso? O que você está tentando fazer?’. Você só precisa passar pelo período em que as pessoas registram sua confusão e discordância”.

O músico entende as opiniões contrárias, porém também vê o cenário com entusiasmo. “Claro, haverá pessoas que nunca aceitarão isso, está tudo bem. Mas tem sido interessante ver os músicos se adaptarem. Acho que há um desejo dos guitarristas de empunhar um instrumento que evoluiu um pouco”.

Equilíbrio entre passado e futuro

Para John Mayer, o corpo estilo Stratocaster é excelente para uma guitarra elétrica. “É um shape que realmente conheço muito bem. Faz parte da minha história. Mas, no final das contas, não estou interessado em repetir os clássicos, mas, sim, em levar as coisas adiante”, explica.

“Precisamos encontrar um equilíbrio entre honrar a história da guitarra elétrica, mas não a ponto de suprimir o futuro dela”, finaliza o músico.

Em seguida, confira o vídeo de divulgação do modelo:

Quer mais informações sobre a guitarra Silver Sky? Então visite o site oficial da PRS.