Joe Satriani: 5 dicas essenciais para estudar guitarra

"Quando você pratica, está enviando mensagens para seus ouvidos e cérebro", diz
Joe Satriani tocando guitarra ao vivo

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Nesta semana, o site da Guitar World publicou uma lista de cinco dicas de Joe Satriani para quem estuda guitarra. Confira abaixo!

1. Não gaste mais de uma hora em apenas uma coisa

“O cérebro só absorve informações novas até dizer: ‘Ok, é o suficiente’. Os cientistas estudaram as mudanças que ocorrem no cérebro quando uma pessoa aprende algo novo e descobriram que demora certo tempo para o órgão se recuperar após processar novas informações. Portanto, limite-se a uma hora por dia em algo novo ou especialmente desafiador”.

2. Faça ser divertido

“Praticar nem sempre tem muita graça, mas existem maneiras de diminuir o tédio. Quando criança, eu me levantava e praticava guitarra por uma hora antes da escola. Durante esse tempo, eu fazia todas as coisas chatas para acabar logo com tudo. Dessa forma, eu poderia voltar para casa, fazer meu dever da escola e, em seguida, tocar com meus amigos”.

3. Encontre a mesma nota em todos os lugares possíveis

“Como um exercício, aprenda como localizar a nota E em toda a escala, em todas as cordas. Depois de dominar isso, vá para B, e depois para as outras notas. Após desmistificar o posicionamento das notas, você ficará surpreendido com a liberdade com que poderá se movimentar pelo braço da guitarra”.

4. Mantenha-se afinado

“Quando você pratica, está enviando mensagens musicais para seus ouvidos e seu cérebro. Mesmo que você não se dê conta de que está fora de afinação, o cérebro percebe e envia uma pequena mensagem de volta: ‘Isso não soa bem. Pare de praticar’. Então compre um afinador, use-o e esteja afinado sempre. Desse modo, você vai praticar mais”.

5. Treine a mudança entre acordes

“Parece bobo, mas, se os seus dedos não vão para um determinado lugar, é porque você não os desafiou. Um dia, quando eu era adolescente, decidi que iria aprender cada acorde de um livro do Joe Pass que eu tinha. O melhor de tudo é que, depois de se acostumar com esse exercício, você literalmente forçará seus dedos a passar de acorde em acorde, incluindo posições que não têm relação entre si, e grandes coisas podem vir disso”.

Leia também: Joe Satriani: “Realmente comecei como baterista”

Quer saber mais? Então clique AQUI e fique por dentro de tudo sobre a carreira de Joe Satriani.

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp